segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Projeto Articulador de Turma



Com a proposta de acompanhar melhor os aspectos cognitivo, afetivo, social e psicomotor da vida escolar dos alunos, e principalmente diagnosticar as principais dificuldades do processo educativo vigente, o Município de Madalena aderiu ao Projeto Articulador de Turma em 2007,experiência oriunda do Sistema de Ensino da Educação Portuguesa, tendo como idealizadores do projeto aqui no Ceará, a Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE-CE, através da Profª Drª Maria Luiza Barbosa Chaves e como mediadora a Profª Haidê Eunice Gonçalves Ferreira Leite, Braga- Portugal.

Atualmente o Projeto Articulador contempla 05 escolas da rede pública municipal sendo E.E.F Margarida Alves (Escola Pólo- Paus Brancos), escola piloto do projeto no Município em 2007, E.E.F Álvaro de Araújo Carneiro –Sede, E.E.F Vicente Patrício- Macaoca, E.E.F. João Costa- Cacimba Nova, E.E.F Pe. Jaime Felício – Santa Catarina, atendendo a um total de 546 alunos com 20 articuladores distribuídos em 24 turmas dos anos finais do Ensino Fundamental . O intuito é ampliá-lo em 100% das escolas da rede pública municipal.

A fundamentação dar-se-á com o acompanhamento sistemático do desempenho do aluno onde serão diagnosticados e registrados os avanços e as dificuldades do cotidiano escolar, bem como os problemas familiares e sociais que interferem diretamente no processo ensino aprendizagem.

A sistematização do projeto evidencia o despertar da vontade política de todos que fazem a Educação de Madalena em desenvolver com mais eficácia o planejamento e as ações didático-pedagógicas visando à melhoria na qualidade do rendimento escolar e a redução do índice de evasão escolar.

Técnico da SME responsável pelo Programa: Djifranci Ferreira Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário